Pular para o conteúdo principal

Os limites das cirurgias plásticas

O Dr. Álvaro Vitor , membro da Sociedade Brasileira
de Cirurgia Plástica e fundador da Clínica San Vitor fala quais são os limites deste tipo de Cirurgia.

(Diário da Manhã)- Como não se tornar um escravo da indústria da beleza e do espelho? Por que a humanidade está ligada de forma tão exacerbada ao físico? Estas e outras banalizações da cirurgia plástica começam a ser tema de discussão entre profissionais sérios e éticos. Isso porque a cada dia, chega aos consultórios um número cada vez maior de pessoas insatisfeitas com o próprio corpo e que querem transformá-lo sem nem ao menos conhecer seus limites. Muitas vezes é necessário que o especialista contrarie seu paciente e precise dizer não.

Em particular, tenho refletido com muita preocupação sobre a utilização das próteses mamárias exageradas. Em Goiânia, em meados de 1996, a média das próteses de silicone para os seios era de 155 ml. Enquanto Minas Gerais apontava para 135 ml. Hoje, a procura por próteses superiores a 280 ml é muito grande. Tanto que o mercado já oferece opções de 400 ml. Onde vamos parar nesta busca excessiva pela beleza? Afinal, o biotipo da mulher brasileira é bem diferente da americana, cujos seios avantajados são tão apreciados naquele país. Próteses exageradas não ficam esteticamente harmônicas na mulher brasileira.

Além disso, as complicações futuras indicam uma maior probabilidade no surgimento de estrias, flacidez, rejeição da prótese mamária e até dores lombares oriundas do peso excessivo das mamas. Outra preocupação é a diminuição da idade de pacientes procurando algum tipo de cirurgia plástica. Adolescentes com o corpo ainda em formação já buscam a cirurgia plástica e querem a todo custo passar por procedimentos cirúrgicos.

Atualmente, a cirurgia plástica almeja resultados naturais, de grande impacto estético, mas longe de se artificializar os atributos corporais. A área médica trabalha hoje, considerando necessidades específicas que valorizem pontos fortes, suavize traços indesejáveis e disfarce imperfeições. Devemos rejeitar as remodelagens faciais, que valorizam a juventude a todo preço, impõem traços fortes, criam rostos estigmatizados, sorrisos limitados e expressões faciais congeladas. Hoje, a cirurgia plástica é vista muito além de uma necessidade.

Muitas vezes, trata-se da única opção para se resgatar a auto-estima. A medicina, por sua vez, oferece com segurança novos recursos para que os procedimentos estéticos sejam realizados com resultados cada vez melhores. Culturalmente, as pessoas descobriram que podem e devem se cuidar cada dia mais cedo, mas na cirurgia plástica há uma idade mínima para estética.

Que imagem esta nova vertente da cirurgia plástica deseja passar? Muito além de oferecer qualidade estética, resultados otimizados e segurança aos seus pacientes, há um constante desafio de proporcionar tratamentos que obedeçam a limites. A cirurgia plástica deve trabalhar em favor da estética, mas sem estigmatizar ou artificializar o corpo humano.


---------
Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL
---------

Comentários

Unknown disse…
Vale a pena conferir esse artigo sobre indústria da beleza:http://www.betoveiga.com/log/index.php/2008/02/o-brasil-continua-dando-lucro-para

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aumenta o número de cirurgia plástica mal-sucedida

O objetivo do Blog Cirurgia Plástica é prover o máximo de informação possível para as pessoas que pretendem fazer cirurgias estáticas, quanto maior for o número de informação de qualidade disponível, menor será o número de cirurgias mau sucedidas, e não veremos muitas notícias como esta. -- A Tribuna Online - Financiamentos a perder de vista popularizam as cirurgias plásticas, e de olho nesse mercado que não pára de crescer, muitos médicos sem a devida especialização arriscam a saúde e a vida de pacientes. O que parecia barato pode virar um transtorno difícil de consertar... Aos 30 anos, a empresária Kelly Tortelli tinha o sonho de reduzir os seios. Hoje, chora porque um cirurgião plástico destruiu o sonho dela: “Eu entrei perfeita e saí mutilada”, resume. Depois da operação, ela esperou que o médico corrigisse o erro durante oito meses, mas o seio direito não se recuperou até hoje. “Quando ele tirou a gaze, eu já via que uma auréola tinha uma cor diferente da outra. Uma tinha a cor es

Rinoplastias mau sucedidas - Entrevista com Bruna Felisberto

A miss Rio Grande do Sul Bruna Felisberto conta, em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, a dificuladade que tem para respirar e a depressão que está sofrendo após duas cirurgias de rinoplastia mau sucedidas feitas pelo Cirurgião Plástico Nelson Heller . A repostagem mostra também o caso da paciente Renata Bardi, que teve que passar por cinco cirurgias reparadoras depois de uma rinoplastia mau feita. --------- Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL ---------

Mulher morre após cirurgia de lipoaspiração em São Paulo

(Band) - Uma mulher de 40 anos morreu após passar por uma cirurgia plástica no Hospital na zona oeste São Paulo. Ela passou por uma lipoaspiração no abdome, nas costas e por uma cirurgia de implante de silicone nos seios. Após rebceber alta, a funcionária do SBT Maria Nilda Oliveira Silva, começou a sentir dores de cabeça, tontura e vômito e acabou morrendo na UTI do hospital. Segundo nota divulgada pelo hospital, o médico responsável pelo procedimento, Eberson Coimbra Pires Moreira, atende em uma clínica na Bela Vista, região nobre da cidade, e havia sido contratado por Maria. Ele acompanhou a paciente na UTI após ela passar mal. O corpo foi enterrado em um cemitério em Carapicuíba, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo, dia 20. A família suspeita de negligência. Clique aqui e leia mais sobre a Lipoaspiração.