Pular para o conteúdo principal

A Lipoaspiração é perigosa?


A divulgação na mídia de eventuais complicações envolvendo a lipoaspiração como o caso da funcionária do SBT Maria Nilda Oliveira Silva, por meio de notícias bombásticas, mesmo desconhecendo um laudo conclusivo das possíveis causas, tem gerado temor e insegurança nas pessoas que pretendem submeter-se a lipoaspiração, levando a crer que o procedimento é “muito perigoso”

Historicamente, em 1977, na tentativa de eliminar gordura localizada nas pacientes, sem que se deixassem cicatrizes pós-cirúrgicas, o cirurgião plástico francês Dr. Yves Gérard Illouz confeccionou uma cânula rudimentar para extrair ou lipoaspirar essa gordura excedente.

Em 1980, Dr. Illouz apresentou no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em Fortaleza (CE), sua técnica denominada lipoaspiração. Desde então, vem sendo criadas medidas de aprimoramento da técnica, como o refinamento do instrumental cirúrgico (cânulas) das anestesias, cuidados pós-operatórios e sistematização do método (aqui no Brasil muito bem direcionada em reuniões, fórum e congressos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), tornando o procedimento cada vez mais seguro.

A lipoaspiração é um método eficiente e não deve ser taxada como um procedimento “perigoso”. Existem sim os riscos inerentes a toda cirurgia como infecção, reações alérgicas a medicações ou anestésicos e tromboembolismos, riscos esses minimizados nos dias de hoje sob os cuidados de profissionais capacitados.

A avaliação antes da cirurgia inclui uma consulta cuidadosa, a analise sistêmica do paciente, e a solicitação de exames laboratoriais pertinentes. No intra-operatório preconiza-se maior conservadorismo nos volumes máximos de gordura retirada, que pode variar de 5% a 7% do peso corporal e igualmente não ultrapassar 40% da área corporal.

mportante entender que a lipoaspiração não pode ser encarada como um método de tratamento da obesidade, seu objetivo é a remoção de tecido gorduroso localizado. Pacientes com IMC acima de 32,5 devem ser evitados, pois apresentam risco cirúrgico consideravelmente maior.


Outro incremento a técnica é lipoescultura, que nada mais é do que a injeção de gordura anteriormente lipoaspirada em áreas especifica para melhorar o contorno corporal

Executada milhares de vezes todos os dias por especialistas em Cirurgia Plástica, Há mais de 30 anos a lipoaspiração tem ajudado muitos pacientes que sofrem com deposição de gordura localizada refratários a dieta ou exercícios físicos, sendo nossa modalidade cirúrgica mais realizada, seguida de perto atualmente pela prótese de mama.

Com essas informações espero combater a insegurança sobre lipoaspiração e ao mesmo tempo conscientizar as pessoas que a escolha de um bom profissional, é o primeiro passo para diminuir ainda mais os riscos inerentes do procedimento.

(*) Dr. Eduardo Henrique F. Monteiro. Especialista pelo MEC, AMB e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Saiba mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aumenta o número de cirurgia plástica mal-sucedida

O objetivo do Blog Cirurgia Plástica é prover o máximo de informação possível para as pessoas que pretendem fazer cirurgias estáticas, quanto maior for o número de informação de qualidade disponível, menor será o número de cirurgias mau sucedidas, e não veremos muitas notícias como esta. -- A Tribuna Online - Financiamentos a perder de vista popularizam as cirurgias plásticas, e de olho nesse mercado que não pára de crescer, muitos médicos sem a devida especialização arriscam a saúde e a vida de pacientes. O que parecia barato pode virar um transtorno difícil de consertar... Aos 30 anos, a empresária Kelly Tortelli tinha o sonho de reduzir os seios. Hoje, chora porque um cirurgião plástico destruiu o sonho dela: “Eu entrei perfeita e saí mutilada”, resume. Depois da operação, ela esperou que o médico corrigisse o erro durante oito meses, mas o seio direito não se recuperou até hoje. “Quando ele tirou a gaze, eu já via que uma auréola tinha uma cor diferente da outra. Uma tinha a cor es

Rinoplastias mau sucedidas - Entrevista com Bruna Felisberto

A miss Rio Grande do Sul Bruna Felisberto conta, em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, a dificuladade que tem para respirar e a depressão que está sofrendo após duas cirurgias de rinoplastia mau sucedidas feitas pelo Cirurgião Plástico Nelson Heller . A repostagem mostra também o caso da paciente Renata Bardi, que teve que passar por cinco cirurgias reparadoras depois de uma rinoplastia mau feita. --------- Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL ---------

Mulher morre após cirurgia de lipoaspiração em São Paulo

(Band) - Uma mulher de 40 anos morreu após passar por uma cirurgia plástica no Hospital na zona oeste São Paulo. Ela passou por uma lipoaspiração no abdome, nas costas e por uma cirurgia de implante de silicone nos seios. Após rebceber alta, a funcionária do SBT Maria Nilda Oliveira Silva, começou a sentir dores de cabeça, tontura e vômito e acabou morrendo na UTI do hospital. Segundo nota divulgada pelo hospital, o médico responsável pelo procedimento, Eberson Coimbra Pires Moreira, atende em uma clínica na Bela Vista, região nobre da cidade, e havia sido contratado por Maria. Ele acompanhou a paciente na UTI após ela passar mal. O corpo foi enterrado em um cemitério em Carapicuíba, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo, dia 20. A família suspeita de negligência. Clique aqui e leia mais sobre a Lipoaspiração.