Pular para o conteúdo principal

Perguntas e respostas sobre Cirurgias plásticas

São muitas as dúvidas e questionamentos dos pacientes sobre a realização de cirurgias plásticas. Um cuidado importante que deve ser observado pelo cirurgião antes da realização de qualquer intervenção cirúrgica é o de esclarecer o paciente, elucidando todas as suas dúvidas. “A orientação dada ao paciente é fundamental.

Tem como objetivo fazê-lo entender as limitações físicas que cada paciente possui na sua individualidade”, destaca o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo. A seguir, o médico, na reportagem do site SEGS, lista as principais dúvidas sobre cirurgia plástica que chegaram às suas mãos no ano de 2008:

- Os resultados de uma lipoaspiração são permanentes?

Ruben Penteado - Os resultados obtidos numa cirurgia de contorno corporal, como a lipoaspiração, podem ser permanentes, desde que o paciente mantenha o peso, seguindo uma dieta equilibrada e realizando atividades físicas regulares.


- Como saber qual a melhor cirurgia para o meu caso: a lipoaspiração ou a abdominoplastia?

Ruben Penteado - A resposta exata para esta pergunta só pode ser dada após um exame físico, onde o cirurgião pode constatar a qualidade da pele e se existe flacidez no local. A lipoaspiração será indicada se a pele apresentar uma boa qualidade, sem flacidez. Já a plástica de abdome ou abdominoplastia é indicada sempre que houver um excesso de pele associada à flacidez.

- Numa lipoaspiração, quantos litros de gordura posso retirar? Posso fazer várias lipoaspirações até atingir o peso ideal?

Ruben Penteado - A lipoaspiração é um procedimento médico para definir o contorno corporal e não é um método de emagrecimento. O Conselho Federal de Medicina definiu que pode ser retirado até 7% do peso corporal da paciente e todos devem seguir essa recomendação. Somente o cirurgião plástico pode avaliar a elasticidade da pele para perceber se podem ser realizadas mais intervenções. É muito importante respeitar o intervalo de seis meses a um ano entre cada procedimento.

- Fiz uma lipoaspiração e fiquei com fibroses. Como resolver este problema?

Ruben Penteado - As fibroses são uma espécie de cicatriz interna e para evitá-las é necessário que o profissional utilize cânulas mais delicadas, e no pós-operatório, o paciente deve usar a cinta modeladora e realizar a drenagem linfática com ultra-som. Há também a pré-disposição individual de cada paciente que pode interferir no resultado da cirurgia. Quando se inicia a formação da fibrose há medicamentos injetáveis, cremes e pomadas que irão atenuar e até inibir sua formação. Porém, uma vez instalada uma fibrose mais intensa é necessário uma nova lipoaspiração com cânulas especiais para esta finalidade, e não com a intenção de retirar a gordura, mas quebrar a fibrose e realizar um enxerto de gordura para regularizar a área acometida.

- Qualquer cirurgia plástica pode ser feita com anestesia local?

Ruben Penteado - Nem todas as cirurgias podem ser realizadas com anestesia local e esta nem sempre é a escolha mais segura. Em alguns casos, para se realizar uma cirurgia sob anestesia local, temos de utilizar uma quantidade de anestésico muito maior que a dose máxima de segurança, o que a transforma em um procedimento com mais riscos do que se fosse realizada com anestesia geral. Na realidade, uma mesma cirurgia pode ser realizada com vários tipos de anestesia sem perder a segurança. A escolha do tipo adequado deve ser feita pelo cirurgião e por um anestesiologista, de acordo com o procedimento, a área a ser operada, as condições clínicas do paciente e a própria experiência dos profissionais.


- Alguns cirurgiões indicam a colocação da prótese de silicone atrás do músculo dos seios e outros, não. Como saber qual a melhor opção?

Ruben Penteado - As próteses podem ser colocadas em duas posições: retroglandular, entre a glândula e o músculo peitoral; ou retromuscular, atrás do músculo peitoral. A mais utilizada é a primeira, que confere um resultado mais natural. Porém, o índice de contratura capsular é maior com essa técnica. Já na técnica retromuscular, a prótese fica envolvida por uma quantidade maior de tecidos, dando maior sustentação e as contraturas, quando acontecem, são menos evidentes. Para saber o que é melhor no seu caso, é preciso consultar um especialista.

- Quantos meses após o parto pode ser feita a lipoaspiração?

Ruben Penteado - Depois que a mulher dá a luz, deve ser respeitado um período de resguardo para que o corpo volte ao normal naturalmente. A pele retrai o excesso atingido durante a gestação e recupera suas propriedades normais. Quanto à gordura, sua distribuição corporal deve ser normalizada e em relação à musculatura abdominal, que se separa durante a gestação, é preciso esperar seu reposicionamento. Geralmente, esperamos um prazo de seis meses para ter condições de avaliar corretamente a paciente.


---------
Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL
---------

Comentários

Anônimo disse…
ola meu nome e richard ano que vem irei para o brasil para fazer cirugia plastica no total sao 4 : lifting facial , rinoplastia , otoplastia , palpebras . no caso posso fazer 4 de uma vez so.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
maria disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Oi meu nome é Viviane, fiz uma lipoaspiração a 2 anos e meio e até hoje tenho nodulos horriveis no abdomen que me incomodam muito, conclusão não consegui atingir meu objetivo ficou pior do que já estava. Gostaria de saber se ha algum tratamento para esse problema.

Postagens mais visitadas deste blog

Aumenta o número de cirurgia plástica mal-sucedida

O objetivo do Blog Cirurgia Plástica é prover o máximo de informação possível para as pessoas que pretendem fazer cirurgias estáticas, quanto maior for o número de informação de qualidade disponível, menor será o número de cirurgias mau sucedidas, e não veremos muitas notícias como esta. -- A Tribuna Online - Financiamentos a perder de vista popularizam as cirurgias plásticas, e de olho nesse mercado que não pára de crescer, muitos médicos sem a devida especialização arriscam a saúde e a vida de pacientes. O que parecia barato pode virar um transtorno difícil de consertar... Aos 30 anos, a empresária Kelly Tortelli tinha o sonho de reduzir os seios. Hoje, chora porque um cirurgião plástico destruiu o sonho dela: “Eu entrei perfeita e saí mutilada”, resume. Depois da operação, ela esperou que o médico corrigisse o erro durante oito meses, mas o seio direito não se recuperou até hoje. “Quando ele tirou a gaze, eu já via que uma auréola tinha uma cor diferente da outra. Uma tinha a cor es

Rinoplastias mau sucedidas - Entrevista com Bruna Felisberto

A miss Rio Grande do Sul Bruna Felisberto conta, em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, a dificuladade que tem para respirar e a depressão que está sofrendo após duas cirurgias de rinoplastia mau sucedidas feitas pelo Cirurgião Plástico Nelson Heller . A repostagem mostra também o caso da paciente Renata Bardi, que teve que passar por cinco cirurgias reparadoras depois de uma rinoplastia mau feita. --------- Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL ---------

Mulher morre após cirurgia de lipoaspiração em São Paulo

(Band) - Uma mulher de 40 anos morreu após passar por uma cirurgia plástica no Hospital na zona oeste São Paulo. Ela passou por uma lipoaspiração no abdome, nas costas e por uma cirurgia de implante de silicone nos seios. Após rebceber alta, a funcionária do SBT Maria Nilda Oliveira Silva, começou a sentir dores de cabeça, tontura e vômito e acabou morrendo na UTI do hospital. Segundo nota divulgada pelo hospital, o médico responsável pelo procedimento, Eberson Coimbra Pires Moreira, atende em uma clínica na Bela Vista, região nobre da cidade, e havia sido contratado por Maria. Ele acompanhou a paciente na UTI após ela passar mal. O corpo foi enterrado em um cemitério em Carapicuíba, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo, dia 20. A família suspeita de negligência. Clique aqui e leia mais sobre a Lipoaspiração.