Num lifting facial, por exemplo, o hematoma só melhora com duas sessões semanais.
Durante a sessão de drenagem linfática manual os movimentos são feitos com suavidade e delizadeza. Tudo começou em 1932 na Alemanha quando o fisioterapeuta Emil Vodder desenvolveu uma massagem que pode ajudar o sistema linfático quando o organismo está passando por algum processo infeccioso ou inflamatório. Como mostra a reportagem do jornal Correio de Uberlândia o procedimento é recomendada também quando o próprio sistema linfático está comprometido em seu funcionamento. Se a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o inchaço e impedindo a limpeza adequada do organismo.
Portanto, toda vez que o corpo apresenta inchaço (edema) interno ou externo, a massagem linfática pode ser uma boa opção. O edema pode ser causado por deficiências circulatórias, toxicoses e outros processos inflamatórios e infecciosos. “Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem linfática é no pós-operatório da cirurgia plástica, contribuindo para um retorno mais rápido da sensibilidade das áreas operadas”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado.
Os benefícios da drenagem
Segundo a fisioterapeuta Milena Bassalobre, o que a massagem faz é ativar o sistema linfático, que fica logo abaixo da pele. Ele é formado por capilares, vasos e mais de 400 gânglios e tem como função principal transportar e absorver os líquidos que ficam nos espaços intracelulares - em caso de cirurgia, essa quantidade é muito maior por causa do rompimento dos vasos.
Durante a sessão de drenagem linfática, os gânglios são pressionados para que consigam bombear os líquidos retidos nos órgãos excretores para purificar a linfa e enriquecê-la com os linfócitos - que são as células de defesa. E, só então, ela é devolvida à corrente sangüínea. “Pelo fato de fazer o fluído `caminhar`, o corpo desincha, se fortalece contra as infecções, ativa a circulação nas pernas, diminuindo as dores e a sensação de peso. Há melhora também da oxigenação e da nutrição dos tecidos, resultando em pele, unhas e cabelos muito mais bonitos. Indiretamente, os toques ainda estimulam o funcionamento de alguns órgãos internos, especialmente do intestino”, explica Milena Bassalobre.
O vídeo abaixo contém uma demonstração parcial de Drenagem linfática Facial
---------
Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL
---------
Comentários