Paraná Online - Diminuir a gordura, aumentar os seios e deixar o rosto sem rugas, por exemplo, significa mais do que mudar a estética e, sim, melhorar a auto-estima das pessoas. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica comprovam que o Brasil é o segundo país em procedimentos de cirurgias plásticas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “Proporcionalmente, por termos uma população menor, podemos dizer que o nosso País é o primeiro do ranking neste quesito”, afirma Lincoln Graça Neto, doutor em cirurgia plástica pelo estudo da contratura capsular em próteses mamárias de silicone.
O especialista conta que, há alguns anos, as próteses de silicone causavam grande preocupação pelo risco de rejeição que ofereciam aos pacientes. Atualmente, de acordo com o médico, o índice de rejeição não chega a 2%. “As próteses utilizadas causam menos reações imunológicas, já que no implante com próteses texturizadas, por exemplo, o gel é altamente coesivo para não se espalhar pelo corpo em caso de ruptura”, explica Graça Neto. Existem três formatos de próteses mamárias, anatômico, perfil alto (a mais procurada pelas pacientes) e o formato mais recente, chamado super alto ou cônico.
A prótese de silicone, segundo Graça Neto, vem se popularizando devido às novas técnicas - que diminuem os riscos de morte e o tempo de recuperação - e também às facilidades no preço. “A cirurgia está mais acessível em função dos valores e das maiores opções de pagamento. Além disso, a população está bem mais segura em relação aos procedimentos”, diz.
As cirurgias para fins reparadores buscam fazer com que a pessoa volte à vida normal na sociedade, já as cirurgias de implante de silicone são predominantemente realizadas para melhorar a estética. Para o cirurgião, a banalização da cirurgia plástica na mídia faz com que as pessoas não pensem nos riscos que correm e nas medidas mínimas necessárias de segurança (exames pré-operatórios, avaliação anestésica e procura de um profissional qualificado são alguns exemplos). A busca de uma satisfação com o corpo imediata é o que move e faz com que muitas pessoas não pensem que toda cirurgia oferece um risco para a vida.
---------
Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL
---------
Comentários