Pular para o conteúdo principal

Sol x Cirurgia Plástica


O Observador - Os cuidados com o Sol, no pós operatório são os mesmos em todas as estações do ano, por isso vale a pena fazer aquela cirurgia tão desejada, sem atrapalhar as atividades do dia- a dia.

Uma das primeiras preocupações dos pacientes, ao se submeterem a uma cirurgia plástica, é a exposição solar. É importante salientar que os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados em qualquer estação do ano, e muitas vezes o período de férias é o melhor para poder se recuperar em casa, com tranqüilidade e voltar com tudo em cima para as atividades do dia - a - dia.

Não importa a estação do ano em que a cirurgia é realizada, o importante são os cuidados preventivos. Se o paciente for submetido à cirurgia no inverno e tomar sol direto no pós-operatório, à conseqüência será pior do que ser operado no verão com a devida proteção.

O Sol é uma preocupação para os pacientes, devido ao inchaço e pigmentação da pele, que a exposição, sem os devidos cuidados, pode causar. Após uma cirurgia plástica, de uma maneira geral, recomenda-se uma proteção solar rigorosa no primeiro mês, amenizando-se a partir do segundo mês, porém convém evitar a exposição solar direta durante seis meses, principalmente se for submetido a um peeling.

Em casos em que o paciente é submetido ao peeling químico, dermobrasão cirúrgica ou resurfacing a laser ablativo, deverá permanecer em ambiente rigorosamente protegido dos raios solares durante 1 mês. Após este período os cuidados podem amenizar-se um pouco. No entanto, convém evitar a exposição solar durante seis meses.

Recomenda-se que o fator de proteção solar para os recém-operados, seja acima de 30 FPS, em geral 45 FPS. Caso não seguir as recomendações, há o risco de manchar a pele. Isto decorre de um aumento da produção de melanina, em número, tamanho e atividade dos melanócitos. A capacidade de adquirir a pigmentação é maior na pele escura e parda.

A pigmentação depende, principalmente, dos raios UVB (Ultravioleta B), mas há participação do UVA (Ultravioleta A). As Manchas podem desaparecer em meses ou anos, conforme características individuais. Há tratamentos para acelerar o desaparecimento das manchas, sendo considerados eficazes, na utilização de formulas clareadoras, peelings, laser e luz intensa pulsada .

“Caso o paciente faça a cirurgia no verão, os cuidados são os mesmos das outras ecidos, dificultando a cicatrização e favorecendo complicações como a necrose da pele.

Há outros estudos científicos que mostram que a pele dos fumantes apresenta aumento das rugas, ficando com aspecto acinzentado e macilento, devido ao aumento nas alterações da fibra elástica da pele. A recomendação, é que o paciente fumante deixe o cigarro entre dez a trinta dias antes da cirurgia e outro tanto após a mesma.

A associação de cigarro e sol inadequado pode ser prejudicial no processo de recuperação do paciente no pós – operatório, pois adiciona o malefício de um ao outro. Além disso, a exposição ao calor inadequada, da mesma forma que a nicotina, destrói as fibras de colágeno e elastina, apressando o processo de envelhecimento


---------
Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL
---------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aumenta o número de cirurgia plástica mal-sucedida

O objetivo do Blog Cirurgia Plástica é prover o máximo de informação possível para as pessoas que pretendem fazer cirurgias estáticas, quanto maior for o número de informação de qualidade disponível, menor será o número de cirurgias mau sucedidas, e não veremos muitas notícias como esta. -- A Tribuna Online - Financiamentos a perder de vista popularizam as cirurgias plásticas, e de olho nesse mercado que não pára de crescer, muitos médicos sem a devida especialização arriscam a saúde e a vida de pacientes. O que parecia barato pode virar um transtorno difícil de consertar... Aos 30 anos, a empresária Kelly Tortelli tinha o sonho de reduzir os seios. Hoje, chora porque um cirurgião plástico destruiu o sonho dela: “Eu entrei perfeita e saí mutilada”, resume. Depois da operação, ela esperou que o médico corrigisse o erro durante oito meses, mas o seio direito não se recuperou até hoje. “Quando ele tirou a gaze, eu já via que uma auréola tinha uma cor diferente da outra. Uma tinha a cor es

Rinoplastias mau sucedidas - Entrevista com Bruna Felisberto

A miss Rio Grande do Sul Bruna Felisberto conta, em entrevista ao Domingo Espetacular da Rede Record, a dificuladade que tem para respirar e a depressão que está sofrendo após duas cirurgias de rinoplastia mau sucedidas feitas pelo Cirurgião Plástico Nelson Heller . A repostagem mostra também o caso da paciente Renata Bardi, que teve que passar por cinco cirurgias reparadoras depois de uma rinoplastia mau feita. --------- Não sabe quanto custa uma Cirurgia Plástica? Clique aqui e compare preços no Shopping UOL ---------

Mulher morre após cirurgia de lipoaspiração em São Paulo

(Band) - Uma mulher de 40 anos morreu após passar por uma cirurgia plástica no Hospital na zona oeste São Paulo. Ela passou por uma lipoaspiração no abdome, nas costas e por uma cirurgia de implante de silicone nos seios. Após rebceber alta, a funcionária do SBT Maria Nilda Oliveira Silva, começou a sentir dores de cabeça, tontura e vômito e acabou morrendo na UTI do hospital. Segundo nota divulgada pelo hospital, o médico responsável pelo procedimento, Eberson Coimbra Pires Moreira, atende em uma clínica na Bela Vista, região nobre da cidade, e havia sido contratado por Maria. Ele acompanhou a paciente na UTI após ela passar mal. O corpo foi enterrado em um cemitério em Carapicuíba, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo, dia 20. A família suspeita de negligência. Clique aqui e leia mais sobre a Lipoaspiração.